top of page
Foto do escritorDr. DAVID BARBOSA JUNIOR

Empatia e Isolamento social

Curiosamente, muitas cidades na China registraram recorde de divórcios após quarentena.


Por exemplo, a cidade de Xi'an, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde de pedidos de divórcio nas últimas semanas.


Com mais de 12 mil habitantes, a cidade vem contabilizando as separações desde 1º de março, fim do período de confinamento no país.


Segundo reportagem da BBC Brasil, em algumas cidades não há mais horários disponíveis nos cartórios para tratar do tema nas próximas semanas.


Como resultado da pandemia, muitos casais ficaram juntos em casa por meses, o que alimentou os conflitos.


Parece piada. Mas estes fatos são reais. E nos faz refletir.


Particularmente, na minha atuação profissional como advogado e mediador familiar, pude observar e aconselhar muitas pessoas em conflitos, por exemplo, casais em divórcio, partilha de bens em inventário, término de sociedades, etc...


Muitos desses casos, foram resolvidos focando em estabelecer o diálogo e explicar para os envolvidos o poder da palavra empatia.


Um simples remédio.


Mas você sabe como a empatia pode influenciar positivamente na sua vida? O que fazer para melhorar o relacionamento, seja familiar, amoroso etc.


Bom, continue lendo que você vai entender.


A empatia, consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.


Certamente você já deve ter ouvido falar de empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, “calçar os sapatos do outro para sentir onde o calo aperta”.


Mas, será que você pratica a empatia no seu dia a dia, especialmente nos seus relacionamentos ?


Quando seu parceiro (a) de vida chega mal-humorado depois do trabalho, você costuma criticá-lo, ou se colocar no lugar dele(a)? Você oferece apoio?


(Da mesma forma seus filhos, parentes próximos, amigos.)


De acordo com especialistas no tema, a empatia vai muito além de perceber como o outro está se sentindo.


Aliás, a empatia só acontece quando há uma conexão verdadeira com o outro e quando conseguimos deixar o individualismo de lado, assim como as críticas e julgamentos.


Para sermos empáticos precisamos deixar o "eu"de lado, e pensar no "nós"

Porém para isso, precisaremos ceder, flexibilizar em muitos momentos.


O ser humano é um ser social, precisamos uns dos outros para vivermos. Nós crescemos como indivíduos por meio do contato entre as pessoas.


Assim, ser empático é fundamental na vida , familiar, a dois e socialmente.


Pensando em como ter mais empatia, relacionei algumas DICAS abaixo:


  • Evite Julgamentos


Todos nós em certos momentos iremos julgar pessoas e situações, pois isso faz parte de sermos humanos. Entretanto, quanto menos julgarmos, mais empáticos seremos. E quando não julgamos, afastamos ou reduzimos a chance de criticar.


  • Importe-se de verdade


Evite imaginar ou criar suposições do que o outro precisa, pois isso afasta a empatia. Apoie verdadeiramente, pratique a escuta ativa, pratique a tolerância, acolha o outro ser humano.


  • Esteja presente


Por um instante, esqueça o celular, redes sociais etc... Foque naquele momento. Seja inteiro, presente. A tecnologia te afasta de quem está perto para te aproximar de quem está longe.


  • Não faça uma competição de sentimentos


Escute o outro. Não pense nos seus próprios sentimentos.


Quando o outro está angustiado por algum motivo, evite dizer que tudo vai ficar bem, que não é nada, que você passou por algo pior.


Todas essas colocações afastam a empatia. Dê espaço para o outro desabar, falar o que sente até chegar um momento de relaxamento e gratidão.


  • Seja tolerante


Você não precisa abrir mão de suas opiniões ou crenças, mas precisa entender que todos são livres para pensarem e agirem de maneiras que nem sempre serão iguais as suas.


Este conteúdo é educacional. Conheça mais sobre a mediação de conflitos acesse este link.


Gostou? Comente e Compartilhe.


Comments


bottom of page